segunda-feira, 22 de março de 2010

O REINO DE DEUS ESTÁ CRESCENDO…


Dias atrás no meu tempo devocional passei pelo texto do Evangelho de Marcos 4.26-29. Um texto que já havia lido diversas vezes, mas dessa vez algo me cativou nas palavras. Resolvi então meditar por alguns dias sobre esses versículos. “Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa” (Marcos 4.26-29).

O texto afirma sobre as sementes que são lançadas na terra e o crescimento acontece, mesmo sem que o semeador saiba. A terra por si só frutifica, ou seja, o Criador da natureza é o que controla todo o crescimento. Que coisa maravilhosa!

Aqui pude aprender duas lições. Primeiro, Deus é que dá o crescimento e segundo, Deus usa pequenos começos para grandes obras.

Quando olhamos para esse texto percebemos que nossa tarefa principal é lançar sementes. Lançar o máximo de sementes possíveis e deixar nas mãos do Senhor. O germinar da semente, bem como o crescimento, não está em nosso controle. O crescimento virá de forma natural e muitas vezes imperceptível aos nossos olhos. Um exemplo que temos na nossa própria experiência é quando viajamos para o Brasil e nossos familiares olham para nossos filhos e dizem admirados “como eles cresceram”. No entanto, nós estamos juntos deles todos os dias e não percebemos esse crescimento de forma tão evidente. Contudo, eles estão crescendo, aleluia! A Palavra de Deus afirma “assim é o Reino de Deus”, mesmo quando não percebemos, mesmos quando não conseguimos ver de forma extraordinária, apesar de nossas limitações, o Reino de Deus está em pleno crescimento.

Em outras palavras, o crescimento vem somente de Deus. Crescimento é um milagre realizado somente pelo Autor da natureza.

Saber dessa verdade nos traz um alivio muito grande no coração, pois sabemos que não podemos gerar o crescimento, somente Deus. Nossa parte é lançar sementes, sementes, muitas sementes. Quantas sementes você já lançou hoje?

Outra verdade que aprendi nesse texto é Deus usa pequenos começos para realizar grandes coisas. Tudo começa com uma pequena semente que foi lançada. Uma pequena semente, insignificante aos olhos de muitos, mas uma semente que nas mãos do Eterno se transforma em um poder sobrenatural capaz de gerar uma planta. Isso nos mostra que os pequenos começos são importantes e não podemos menosprezá-los. De pequenos começos, Deus faz nascer uma grande árvore. É como o grande avivamento entre os Berbes na Algeria. Começou de forma lenta e tímida, mas atualmente milhares deles já se entregaram ao Senhor Jesus. A obra do avivamento cresceu tanto, que hoje em dia os Algerianos já podem mudar sua religião na identidade/passaporte (algo impossível em muitos países fechados). Não despreza os pequenos começos.

Na Uganda um evangelista leigo com mais 5 membros de sua comunidade resolveram orar por um avivamento. Parecia um grupo pequeno demais para ousar orar por um avivamento em favor de uma nação. No entanto, Deus resolveu atender ao clamor desse grupo e enviou um grande avivamento nesse país. A igreja cresceu tanto que atingiu as autoridades de tal forma, que levou o presidente agendar um culto ao ar livre, onde o mesmo orou entregando Uganda nas mãos do Senhor Jesus. Glória a Deus! Devemos lembrar que tudo começou com uma pequena semente que foi plantada no coração de um evangelista e 5 membros. Nunca despreze os pequenos começos.

Estou aqui pensando e calculando as diversas sementes que temos lançado todos os dias nesse deserto seco e árido. Sementes que estão sendo plantadas. Talvez não consigo ver de forma completa o crescimento e a atuação do Espírito de Deus, todavia, segundo a Palavra do Senhor o crescimento está acontecendo porque o Deus é quem faz crescer. Que benção!

Aproveito para deixar com os irmãos alguns nomes de corações que já receberam essa semente: Jay, Heba & Omar (mãe e filho), Mona, Rodha & família, Hassan, Mohamed e suas duas esposas com 9 filhos, Jamá, Salim com suas 3 esposas e 19 filhos, Thariq, Samuel & família, Naif e família. Vamos orar para que essas sementes possam germinar e crescer, se tornando uma árvore frondosa em breve preparada para lançar novas sementes.

O Reino de Deus está em pleno crescimento e essa verdade nos motiva a perseverarmos na tarefa de lançar sementes. Lance sementes, muitas sementes, e com certeza, o fruto virá.
E que o Autor da natureza receba toda a glória.

Nele e para Ele somente,


Osni Ferreira & Cláudia (Tiago & Débora)
“Coragem para ser diferente, compromisso para fazer diferença”

Nenhum comentário:

Postar um comentário